Quando os portugueses
chegaram ao Brasil, já viviam aqui diversas tribos indígenas, devido a
variedade os índios foram catalogados segundo o idioma que falavam, que eram:
Karib, Macro-jê, Tupi e Aruak
Características das línguas e dos grupos indígenas que as falam.
Tupi: Os grupos indígenas de língua tupi eram as tribos Tamoio, Guarani, Tupiniquim, Tabajara etc. Todas essas tribos se encontravam na costa brasileira, foram os primeiros índios a ter contato com os portugueses que aqui chegaram.
Essas tribos eram especialistas em caça, eram ótimos pescadores, além de fazerem bem a coleta de frutos.
Macro-jê: Dificilmente eram avistados no litoral, com exceção de alguns grupo na serra do mar, eles eram achados de preferencia no planalto central, neste contexto destacavam-se os grupos: Timbira, Aimoré, Goitacaz, Carijó, Carajá, Bororó e Botocudo.
Essas tribos indígenas habitavam a margem das nascentes de rios e córregos, viviam essencialmente da coleta de frutos e raízes e da caça. Esses grupos só vieram fazer comunicação com os brancos no século XVII, quando os colonizadores entraram no interior do país.
Karib: Tribos indígenas que moravam na localização onde hoje encontra os estados do Amapá e Roraima, chamada também de baixo amazonas, os principais grupos são os atroari e vaimiri, esses eram muito violentos e antropofágicos, isso significa que quando os índios dominavam seus adversários eles os comiam acreditando que com isso poderiam adquirir as qualidades daqueles que foram derrotados.
O contato dessas tribos com os brancos ocorreu no século XVII, com as missões religiosas e a dispersão do exército pelo território.
Aruak: Suas principais tribos eram Aruã, Pareci, Cunibó, Guaná e Terena, ficavam assentados em algumas localidades da Amazônia e na ilha de Marajó, a principal atividade era os artesanatos cerâmicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário