1 – ENEM 2009
ECKHOUT, A. “Índio Tapuia”
(1610-1666). Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br.
Acesso em: 09 jul 2009.
A feição deles é serem pardos,
maneira d’avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus,
sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousa cobrir, nem mostrar suas
vergonhas. E estão acerca disso com tanta inocência como têm em mostrar o
rosto.
CAMINHA, P.V. A Carta.
Disponível em: http://wwwdominiopublico.org.br
Acesso em: 12 ago 2009
Ao se estabelecer uma relação
entre a obra de Eckhout e o trecho do texto de Caminha, conclui-se que
A) ambos se identificam pelas
características estéticas
marcantes, como tristeza e melancolia, do movimento
romântico das artes plásticas.
B) o artista, na pintura, foi fiel ao seu objeto,
representando-o de maneira realista, ao passo que o
texto é apenas fantasioso.
C) a pintura e o texto têm uma característica em comum,
que é representar o habitante das terras que sofreriam
processo colonizador.
D) o texto e a pintura são baseados no contraste entre a
cultura europeia e a cultura indígena.
marcantes, como tristeza e melancolia, do movimento
romântico das artes plásticas.
B) o artista, na pintura, foi fiel ao seu objeto,
representando-o de maneira realista, ao passo que o
texto é apenas fantasioso.
C) a pintura e o texto têm uma característica em comum,
que é representar o habitante das terras que sofreriam
processo colonizador.
D) o texto e a pintura são baseados no contraste entre a
cultura europeia e a cultura indígena.
E) há forte direcionamento religioso no
texto e na pintura,
uma vez que o índio representado é objeto da
catequização jesuítica.
uma vez que o índio representado é objeto da
catequização jesuítica.
2- ENEM 2009
Os melhores
críticos da cultura brasileira trataram-na sempre no plural, isto é,
enfatizando a coexistência no Brasil de diversas culturas. Arthur Ramos
distingue as culturas não européias (indígenas e negras) das européias (
portuguesa, italiana, alemã, etc.) e Darcy Ribeiro fala de diversos Brasis:
crioulo, caboclo, sertanejo, caipira e de Brasis sulinos, a cada um deles
correspondendo uma cultura específica.
MORAIS, F. O
Brasil na visão do artista: o país e sua cultura.
São Paulo:
Sudameris, 2003
Considerando a hipótese de Darcy Ribeiro de que há
vários Brasis, a opção em que a obra mostrada representa a arte brasileira de
origem negro-africana é:
A
Rubem
Valentim. Disponível: em http://www.ocaixote.com.br
Acesso em: 9
jul 2009
B
Athos
Bulcão. Disponível: em http://www.irbr.mre.gov.br
Acesso em:
09 jul 2009
C
Rubens
Gerchman. Disponível: em http://www.itaucultural.org.br
Acesso em:
06 jul 2009
D
D
Victor
Vassarely. Disponível: em http://www.masterworkfineart.com
Acesso
em: 05 jul 2009
E
Gougon.
Disponível: em http://www.ocaixote.com.br
Acesso
em: 05 set 2009
3- (ENEM, 2008)
Na obra Entrudo, de Jean-Baptiste Debret (1768-1848), apresentada acima:
A) registram-se cenas da vida íntima dos senhores de engenho e suas relações com os escravos.
B) identifica-se a presença de traços marcantes do movimento artístico denominado Cubismo.
C) identificam-se, nas fisionomias, sentimentos de angústia e inquietações que revelam as relações conflituosas entre senhores e escravos.
D) observa-se a composição harmoniosa e destacam-se as imagens que representam figuras humanas.
E) constata-se que o artista utilizava a técnica do óleo sobre tela, com pinceladas breves e manchas, sem delinear as figuras ou as fisionomias.
GABARITO: 1-C 2-A 3-D
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