terça-feira, 7 de outubro de 2014

Danças Africanas

A dança originou-se na África como parte essência da vida nas aldeias. Ela acentua a unidade entre seus membros, por isso é quase sempre uma atividade grupal. Em sua maioria, todos os homens, mulheres e crianças participam da dança, batem palmas ou formam círculos.
Todos os acontecimentos da vida africana são comemorados com dança, nascimento, morte, plantio ou colheita; ela é a parte mais importante das festas realizadas para agradecer aos deuses uma colheita farta. As danças africanas variam muito de região para região, mais a maioria delas tem certas características em comum. Os participantes geralmente dançam em filas ou em círculos, raramente dançam a sós ou em par.
Muitas Danças que foram implantadas na cultura Brasileira, são de origem Africana, são elas:
A roda de capoeira
Desenvolvida por  escravos africanos, é uma forma de expressão  cultural que  mistura  dança, luta, música, jogo. Nela são encenados golpes e movimentos acompanhados por músicas.
Samba de roda
É um gênero musical de tradição afro-brasileira. É tocado com pandeiros, atabaques, berimbaus, chocalho e viola.
Maracatu
É  um dos ritmos de tradição africana, que hoje é difundido em todo o nordeste brasileiro. É caracterizado principalmente pela percussão forte, que teve origem nas congadas cerimônias de coroação dos reis e rainhas da  nação negra.

Danças áfricas são misturas de sons e movimentos tradicionais com realce à espontaneidade dos corpos no passo certo ao som da música, ao ritmo do Semba, Funaná, Kuduro, Sakiss, Puita, Marrabenta, e outros sons da música folclórica, que podem ser  dançadas em pequenas coreografias, trabalhando assim os movimentos da dança, o rebolar do “bumbum” e a facilidade de juntar a agilidade dos braços, pernas e cabeça, num só movimento, culminando num trabalho de ritmo corporal.
 
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário